Visita Guiada 04/03/19
- cafestarita
- 13 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
...E foi assim! Em pleno feriado de carnaval, esta galera super cafeinada fez um Tur pelos cafés dos Campos Místicos!
Vindos de diferentes cidades, São Paulo, Vinhedo, Cotia e Rio de Janeiro nossos visitantes aterrissaram em Bueno Brandão para viver uma experiência na agricultura familiar de montanha e conhecer o processo dos cafés especiais!


E o que não faltou foi boa vontade no preparo dos cafés! Olha a Simone do Cafe com Arte Coadores
preparando um Mundo Novo no Kalita !
Todo mundo com estomago forrado com as delicias do sitio preparadas com produtos da região. Teve bolo de fubá, geleia de frutas da época, queijo mineiro, sucos de goiaba e graviola dando aquela energia para caminhar pelo cafezal!



A agricultura familiar no Brasil é responsável por mais da metade da produção de alimentos no país. A cafeicultura brasileira é constituída, em sua maioria, por pequenos agricultores, que correspondem a 75% dos produtores de café. Desse total, cerca de 60% referem-se à cafeicultura familiar, com área de até cinco hectares e responde por 25% da produção brasileira. ( Dados EMBRAPA 2018 )
É nesse contexto que estamos inseridos e fazemos questão de mostrar as boas práticas no manejo do café em consonância com a preservação ambiental e a geração de empregos locais!
Costumamos dizer que a produção de cafés especiais é uma corrida de obstáculos, temos muitas barreiras a serem vencidas desde o plantio até a xícara, durante a visita mostramos um pouco deste longo processo.





Passamos também pelo nosso Sistema Agroflofestal ou SAF ( sistema que reúne as culturas de importância agronômica em consórcio com a floresta ) implantado em 2018 em parceria com a Preta Terra , onde consorciamos Árvores Nativas , Frutíferas , Madeireiras com Café. Em breve , esse microlote dará seus primeiros frutos.


Primeira etapa da visita concluída, nesta época do ano os grãos começam a amadurecer num processo lento e constante para serem colhidos a partir de maio ou junho dependendo do clima da região.



Voltando à corrida de obstáculos, importantes etapas como a colheita e o pós colheita vão garantir a preservação das características do fruto. Por isso devem ser bem conduzidos e monitorados em todo seu processo.
Aqui uma amostra do processo de secagem dos cafés naturais em terreiro suspenso. Aqui os grãos são secos com a polpa lentamente ao sol por até 20 ou 30 dias dependendo das condições climáticas!
Muito bacana a participação da galera!


E bora pro almoço, por que ninguém é de ferro! Esta caminhada morro acima e morro abaixo, o cheirinho de lenha do fogão abriu o apetite de todos, uma pausa mais que merecida!
Falamos um pouco sobre qualificação e defeitos dos grãos e como é fundamental conhecer a procedência do seu café!

E pra terminar nosso dia com chave de ouro, nada melhor que tomar bons cafés! Aliás, torramos na hora uma amostra que descascamos com o pessoal e degustamos junto a outros excelentes cafés ! Não faltou nem mesmo um espresso tônica tirado na Aeropress pelas mãos do nosso amigo Barista Henrique do Tem Café
Ficamos imensamente gratos com a presença de todos ! até a próxima!

