Por: Jornal Hoje em Dia - Belo Horizonte - MG
Turismo em torno dos Cafés Especiais
De olho nesse público conectado com as novidades da gastronomia, o casal Adriane Freddi e Valmor Santos também recebe visitantes interessados no universo do café, na propriedade da família em Bueno Brandão, extremo Sul do Estado, onde produzem o Campo Místico.
“Plantamos as primeiras mudas há 15 anos e, num determinado momento, passamos a avaliar se valia a pena manter os cafezais. Começamos a estudar a cadeia do café de ponta a ponta, do plantio ao trabalho do barista, passando por colheita e torrefação, e começamos a produzir cafés especiais. A ideia da visitação é abrir os estudos que fizemos para as pessoas interessadas”, conta Adriana.
As visitas, com duração de um dia, acabam funcionando como mini-workshops, muitas vezes com a presença de baristas, chefes de cozinhas e os chamados coffee geeks (como são conhecidos os aficionados por café). “Muita gente trabalha em cafeteria e nunca viu uma planta”, diz Adriana. Ela conta que a as visitas são complementares à renda da propriedade. “A gente vive do café, de consultorias e aulas sobre o assunto, mas elas agregam para a cidade e para a marca”, diz.
Fonte:
http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/turismo-com-foco-no-caf%C3%A9-e-no-vinho-ganha-for%C3%A7a-e-adeptos-em-minas-1.585637